sábado, 19 de outubro de 2013

Alfred Döblin «Berlim Alexanderplatz»



Berlim Alexanderplatz narra a saga de Franz Biberkopf, o anti-herói berlinense, um «assaltante», «chulo» e «assassino», que depois de cumprir pena na prisão por assassinato, tenta – como pode – reinserir-se na vida agitada da capital alemã.

Tendo como palco principal os bairros da classe operária berlinense, Alfred Döblin (1878 – 1957) assinalou, em 1929, esta grande epopeia citadina em pleno auge da industrialização alemã que alterou, não só a vida profissional, mas também o comportamento social dos habitantes; a agitação da cidade moderna, os tumultos causados pelo crescimento do sentimento anti-semita/pró-fascista e o papel do ex-criminoso de volta à vida social são o prato forte deste estupendo romance. 

Döblin refere no posfácio que ou Berlim mudava, ou Franz teria que mudar. Como é óbvio, não será um sujeito que acaba de sair da prisão que vai mudar uma metrópole: é Franz quem tem o dever de se adaptar às circunstâncias. E o que pode fazer um ex-condenado para viver? Não muito; Franz, apoiado por alguns amigos da má vida – gente criminosa e desonesta – ganha a vida a vender jornais de propaganda anti-semita que a extrema-direita alemã usa para ganhar votos no seio de uma população descontente – para piorar, a industrialização e o seu sistema capitalista vieram agravar ainda mais as desigualdades, como se sabe -, sem que, no entanto, o salário chegue para cobrir as despesas de um indivíduo que não vive propriamente confortável. É, novamente, o regresso à vida criminosa e uns trabalhinhos “isentos de impostos”, aliados ao proxenetismo que ajudam a desafogar as finanças do anti-herói - «assaltante», «chulo» e «assassino», recordo. Porém, o crime não compensa da forma que Franz desejaria, agravando-lhe ainda mais a precariedade em que vive. 

A escrita modernista de Berlim Alexanderplatz, recheada de sons e calão urbano, rápida e intensa, torna-se sufocante, transportando o leitor para o caos de uma Berlim incapaz de lidar com a mudança do paradigma industrial, impotente perante a hostilidade nazi – em quem os habitantes viam a salvação da economia. Döblin imprime uma maior velocidade e confusão através do fluxo de consciência -tal como Joyce e Edouard Dujardin, entre outros, requerindo, dessa forma, uma leitura mais atenta: «Então Franz sente que basta. Boceja. Apetece-lhe ir fazer ó-ó. Pois é, isto aqui em Tegel, mas pr’a que é qu’eu vim, o qu’é qu’eu aqui vim fazer? os pensamentos atropelam-se-lhe uns nos outros, tenho d’ir pr’á caminha, o resto são lérias.» (pág. 366).

Banido na Alemanha durante o regime de Hitler, Berlim Alexanderplatz é um best-seller germânico imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário