Conscientes de que o hardcore
punk pode e deve evoluir e também de que é melhor deixar uma marca única, a
deixar um trabalho igual a muitos outros, os Poison the Well souberam
recriar-se sensivelmente neste terceiro disco – ainda que já no anterior Tear from the Red fossem óbvias as
diferenças em relação ao álbum de estreia.
Acusados de traição e ganância
por parte de algum público mais afecto ao underground aquando da mudança da
Trustkill para a Atlantic Records, uma subsidiária da Warner Bros, a verdade é
que este grupo gravou aqui, creio eu, o seu melhor disco. Mais melódico por via
da influência pop/rock, sobejamente mais compassado e mais cantado, atrevido até
na inclusão de outros instrumentos que não guitarra, baixo e bateria, esta
rodela alberga a primeira grande mudança post no hardcore dos norte-americanos.
Com temas que visam, sobretudo, a
frustração e as relações, a harmonia e power chords simples das guitarras, a
percussão mais trabalhada e relaxada e a voz aprimorada de Jeffrey Moreira
exploram a beleza das sensações de ambientes que evocam a alegria e a paz de
alma, ainda que na realidade o coração se encontre destroçado e distante. Muitos
dos momentos aqui presentes poderiam perfeitamente constar num disco de
baladas, especialmente se pudermos as vozes todas suaves e bonitinhas. Horns and Tails, uma das baladas do disco anterior, tem aqui
seguimento em Sounds Like the End of the
World, entre outras.
For a Bandaged Iris, o tema que merece mais destaque, mergulha no
refrão orelhudo, harmónico e limpo, precedido de guitarras pesadas e coros
curtos misturados com os berros zangados de Moreira, repetindo a fórmula
algumas vezes ao longe de sensivelmente cinco minutos. Pode soar a canção
demasiado simples ou a “factor Atlantic”, mas a verdade é que as coisas resultaram
muito bem sem comprometer a integridade artística dos Poison the Well.
Meeting Again for the
First Time e Loved Ones (Excerpts from Speeches of How
Great You Were, and Will Never Be Again), outros dois temas em destaque
seguem a estrutura do tema anteriormente referido, A) The View From Here Is... B) A Brick Wall, por exemplo segue uma estrutura mais semelhante à
qual o grupo adoptou no trabalho seguinte, Versions.
E foi desta forma simples e fruto de muito trabalho que os Poison the Well
escreveram um parágrafo só deles nas linhas do hardcore.
8.5/10
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