Definitivamente, este não é o
melhor romance para entrarmos no mundo literário do chileno Roberto Bolaño,
autor do best-seller 2666. Este seu
segundo romance, publicado em 1996, roça os extremos do amor e do ódio em quase
todos os leitores e críticos com quem tive contacto: ora é um bocejo, ora uma
grande obra-prima de um génio.
Basicamente, Bolaño decidiu
escrever um ataque à literatura americana (latina e norte) no particular e aos
escritores no geral. Neste romance estão compilados os maiores autores da extrema-direita
de todo o continente americano, e ainda que sejam todos fictícios, são-nos
apresentadas ligações com escritores que verdadeiramente existiram, como é o
caso do beatnik Allen Ginsberg, e recorrência constante a alguns do maiores
poetas e romancistas da Literatura. Ainda que todas estas personagens sejam
fictícias, Roberto Bolaño fantasticamente cria factos – se lhes pudermos chamar
assim – e eventos que sustentam a sua existência, de tal forma que, não soubéssemos
que todos estes escritores são falsos, certamente iríamos investigar sobre os
mesmos e as suas obras.
Elaborado com um humor muito
próprio e com estórias que realmente são tão mirabolantes sobre o império Nazi,
as dezenas de personagens desta obra são quase todas narcisistas, egoístas e…
plagiadoras. Poetas e romancistas unem-se no roubo de ideias e cópias
descaradas dos grandes mestres da escrita universal, auxiliados sempre pela
política nazi, em busca de uma glória que a bom dizer, nunca os visita: quase
todos morrem ou de mortes trágicas ou estúpidas.
Longe, muito longe de ser um
livro “simpático”, agradabilíssimo muito menos, esta literatura fascista das Américas
ocupou-me uma tarde porque gosto mesmo de Bolaño, caso contrário - e para quem
nunca teve contacto com o chileno – O Terceiro Reich é uma obra francamente mais recomendada.
Ainda não li, mas este post deixou-me bastante interessada!
ResponderEliminarEm termos de criatividade, considero-o muito bem trabalhado; em termos de interesse, creio que deixa um pouco a desejar hehe
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