sábado, 23 de abril de 2011

George Orwell «Animal Farm»

 
Escrito durante a Segunda Guerra Mundial, no período em que Stalin rompe a aliança de paz com Hitler e passa a colaborar com o Reino Unido, Animal Farm (em português O Triunfo dos Porcos) baseia-se na experiência pessoal de George Orwell enquanto combatente na Guerra Civil de Espanha e o seu olhar sobre o regime stalinista e as suas manobras. Apesar de não ter visitado a União Soviética, Orwell conheceu em primeira mão o fascismo franquista e a tentativa da implementação do comunismo marxista em Espanha, que visava um mesmo sistema totalitário.

Publicado pela primeira vez em Agosto de 1945, sensivelmente um mês antes do término da guerra, esta fábula sarcástica centra-se no período da História russa, desde a revolução bolchevique de 1917 até 1945. Para isso, Orwell criou uma vulgar quinta onde os homens mandam e os animais trabalham em regime de exploração, tal como o panorama actual, sem tirar nem pôr. Nesta quinta os animais falam entre si reúnem-se para discutir o sistema de classes em vigor na quinta onde trabalham arduamente. Para derrubar o Sr. Jones (Czar), o javali Old Major (Karl Marx) propõe uma coligação entre todos os animais para instaurarem um sistema de governo que tornará todos os animais iguais entre si e independentes dos humanos.

Uma vez aceite o repto do Major, os animais enchem-se de coragem e força e conseguem expulsar os humanos da quinta, instaurando a filosofia do “Animalismo” e os seus mandamentos: 1º- Tudo o que anda sobre dois pés é inimigo; 2º- Tudo o que anda sobre quatro pés, ou asas, é amigo; 3º- Nenhum animal usará roupas; 4º- Nenhum animal dormirá numa cama; 5º Nenhum animal beberá álcool; 6º- Nenhum animal matará outro animal; 7º- Todos os animais são iguais. A partir daqui, são-nos apresentadas sucessivas tentativas de cooperação entre todos os animais, contudo há animais mais espertos e com grande grau a nível de discurso retórico e verosímil que aproveitam para se tornarem líderes.

Os porcos Snowball (Trotsky), Napoleon (Stalin) e Squealer (Molotov) vão-se aproveitando da classe operária, representada pelo cavalo Boxer, para criarem hábitos que outrora pertenceram aos humanos. A juntar a isto, os porcos conseguem alterar progressivamente o Animalismo até que conseguem criar apenas um mandamento universal: Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros. É essencialmente sobre este mandamento que Orwell explora a hipocrisia da ditadura do proletariado e a tentativa utópica de uma sociedade comunista sem classes.

Tal como no seu romance prévio Nineteen Eighty-Four, o autor explora com olho de falcão os ideais e a ascensão do regime comunista russo e compara as suas similaridades com os demais regime fascistas. Animal Farm é uma fábula de leitura obrigatória e um dos livros mais importantes do séc. XX.

Nota: esta crítica foi baseada na leitura da obra no seu idioma original, o inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário