quinta-feira, 23 de junho de 2011

José Cardoso Pires «Histórias de Amor»


Editado em 2008 pelo seu amigo Nelson de Matos, Histórias de Amor foi o segundo livro que José Cardoso Pires escreveu, tendo sido publicado em Julho de 1952 pela Editorial Gleba, incluído numa colecção de livros de bolso intitulada Os Livros das Três Abelhas, colecção essa dirigida por Victor Palla e Aurélio Cruz. Em Agosto do mesmo ano, a Censura apreendeu e retirou do mercado o livro, por considerar que o livro era ofensivo e subversivo, chocando com os bons valores nacionais da época.

Vendo o seu livro confiscado e censurado a azul, José Cardoso Pires entrou em contacto com os donos do famoso lápis a fim de reaver o seu livro para o poder publicar novamente. O melhor que conseguiu foi, e com sorte, reaver o manuscrito com as devidas marcas e notas que os superiores da censura tomaram a liberdade de assinalar. Apesar de os contos terem sido reescritos e editados posteriormente em Jogos de Azar, o conto Romance com Data nunca foi reeditado. Felizmente para a literatura portuguesa, a família do José Cardoso Pires entregou o livro recuperado à Biblioteca Nacional, editado há cerca de três anos pelas Edições Nelson de Matos. 

Esta luxuosa edição contém os contos Week-end, Uma Simples Flor nos Teus Cabelos Claros, Ritual dos Pequenos Vampiros, Dom Quixote, As Velhas Viúvas e a Rapariga dos Fósforos, o já citado Romance com Data, a carta que o autor escreveu aos Serviços de Censura e algumas críticas da época de Mário Dionísio, Luís de Sousa Rebelo e Óscar Lopes. Todas as frases e expressões que o Estado Novo censurou apresentam-se aqui marcadas a negro, algumas surrealmente caricatas, tais como “lábios”, “corpo”, “catano”, “filho da mãe”, “dor de corno” ou “Estava quase ajoelhada sobre o rapaz, a apontar as marcas que o baton deixaram no peito e no travesseiro”.

De todos os contos, gostaria de destacar o rigor e imaginação de Ritual dos Pequenos Vampiros, e a escrita, o domínio da simbologia e a capacidade de avançar e recuar no tempo da narrativa sem perder o rumo dos acontecimentos de Dom Quixote, As Velhas Viúvas e a Rapariga dos Fósforos - o conto mais interessante deste livro. Em suma, Histórias de Amor é um documento essencial na obra do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário