domingo, 22 de abril de 2012

Guillermo Arriaga «O Esquadrão Guilhotina»


Para além de ser o argumentista da trilogia de pérolas Amor Cão, Babel e 21 Gramas, o mexicano Guillermo Arriaga é também um romancista.  Profundamente interessado na história do seu país e de toda a América Latina, este autor acompanha também de perto a vida política a sul dos Estados Unidos e apresenta-nos aqui a história do lendário general Pancho Villa.

Guillermo usa Feliciano Velasco y Borbolla de la Fuente, um advogado burguês preocupado apenas no lucro pessoal e não em quem vence quem, para realçar a estupidez das guerras. Feliciano Velasco contrói uma guilhotina que tenta vender ao comandante da revolução Pancho Villa, só que este não está minimamente interessado em pagar pela guilhotina e pelos serviços do advogado, daí que o integra no seu exército libertário e o obriga a zelar pelo bem-estar do instrumento da morte. Com muita ironia e boa disposição e muito humor, Guillermo Arriaga guia-nos pelo México solarengo em tempos de convulsão e injustiça social, retratando um dos seus mais importantes períodos históricos.

Diferente dos filmes que escreve e bem mais alegre, este romance de aproximadamente 200 páginas lê-se muito rápido e proporcionou-me bons minutos de gargalhadas e descontracção. Não sendo um romance excepcional ou impressionante, O Esquadrão Guilhotina é um óptimo livro, ainda mais recomendado pelo baixo preço que a editora Oficina do Livro o está a vender.

2 comentários:

  1. Olá Simão,

    Não conheço o autor. Pelo que descreves, parece muito interessante o enredo.

    Vou pesquisar a sinopse e o preço (convém!).

    Boas leituras e 1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá, Miguel

    É um bonito romance que, a 5 euros, se torna obrigatório :))

    Abraço

    ResponderEliminar