quinta-feira, 24 de maio de 2012

Poison the Well «You Come Before You»


Conscientes de que o hardcore punk pode e deve evoluir e também de que é melhor deixar uma marca única, a deixar um trabalho igual a muitos outros, os Poison the Well souberam recriar-se sensivelmente neste terceiro disco – ainda que já no anterior Tear from the Red fossem óbvias as diferenças em relação ao álbum de estreia.

Acusados de traição e ganância por parte de algum público mais afecto ao underground aquando da mudança da Trustkill para a Atlantic Records, uma subsidiária da Warner Bros, a verdade é que este grupo gravou aqui, creio eu, o seu melhor disco. Mais melódico por via da influência pop/rock, sobejamente mais compassado e mais cantado, atrevido até na inclusão de outros instrumentos que não guitarra, baixo e bateria, esta rodela alberga a primeira grande mudança post no hardcore dos norte-americanos.

Com temas que visam, sobretudo, a frustração e as relações, a harmonia e power chords simples das guitarras, a percussão mais trabalhada e relaxada e a voz aprimorada de Jeffrey Moreira exploram a beleza das sensações de ambientes que evocam a alegria e a paz de alma, ainda que na realidade o coração se encontre destroçado e distante. Muitos dos momentos aqui presentes poderiam perfeitamente constar num disco de baladas, especialmente se pudermos as vozes todas suaves e bonitinhas. Horns and Tails, uma das baladas do disco anterior, tem aqui seguimento em Sounds Like the End of the World, entre outras.

For a Bandaged Iris, o tema que merece mais destaque, mergulha no refrão orelhudo, harmónico e limpo, precedido de guitarras pesadas e coros curtos misturados com os berros zangados de Moreira, repetindo a fórmula algumas vezes ao longe de sensivelmente cinco minutos. Pode soar a canção demasiado simples ou a “factor Atlantic”, mas a verdade é que as coisas resultaram muito bem sem comprometer a integridade artística dos Poison the Well. 

Meeting Again for the First Time e Loved Ones (Excerpts from Speeches of How Great You Were, and Will Never Be Again), outros dois temas em destaque seguem a estrutura do tema anteriormente referido, A) The View From Here Is... B) A Brick Wall, por exemplo segue uma estrutura mais semelhante à qual o grupo adoptou no trabalho seguinte, Versions. E foi desta forma simples e fruto de muito trabalho que os Poison the Well escreveram um parágrafo só deles nas linhas do hardcore.

8.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário