terça-feira, 6 de novembro de 2012

«Os Psico-Detectives»


Determinado em descobrir o porquê de ver o mesmo sujeito três vezes no mesmo dia em diferentes situações, Albert (Jason Schwartzman) contrata uma dupla de detectives que lidam, essencialmente, com problemas do foro existencialista. Bernard (Dustin Hoffman) e Vivian (Lily Tomlin) prometem resolver os problemas de todos aqueles que os contratam, mas para isso o cliente tem que aceitar ser observado vinte e quatro horas por dia até o caso estar resolvido.

A investigação sobre Albert, um activista à moda antiga, conduz os psico-detectives até Brand (Jude Law), o director de relações públicas da empresa onde Albert trabalha, que se mostra interessado em ajudar o meio-ambiente, mas por trás tem na realidade um plano de destruição e lucro com mãe-natureza. Dawn (Naomi Watts), a namorada de Brand, modelo e cara da empresa Huckabees, apercebe-se que também ela sofre de problemas existenciais. Quem é ela? Alguém que Brand só gosta se for modelo, ou uma rapariga que veste um chapéu horrível e umas jardineiras? Os psico-detectives vão ajudá-la a responder a esta questão. Paralelamente, Albert tem mais um amigo na luta pelo meio ambiente: Tommy (Mark Wahlberg) é bombeiro e questiona-se se vale a pena continuar a viver num mundo onde os automóveis poluem o ar e as crianças indonésias fabricam calçado Nike. 

Do mesmo realizador de The Fighter - Último Round e Três Reis, Os Psico-Detectives é uma interessante comédia existencialista, composta por um elenco de bons actores que dão vida às personagens que representam neste filme. A obra é cómica, sem dúvida, sem necessariamente ser um filme de grandes gargalhadas; as piadas são relativamente inteligentes e muitas vezes remetem para a Filosofia, mas não a aprofundam nem a complicam muito, tornando a experiência acessível a todos. Tal como em Gostam Todos da Mesma (Rushmore), Jason Schwartzman interpreta o papel de um jovem desesperado à procura de descobrir o seu lugar no mundo. Inteligente e sonhador, tal como em Todos Gostam da Mesma, Schwartzman representa uma personagem que sabe o que quer, mas desconhece o meio para atingir o fim. Bom, os Psico-Detectives estão aqui para ajudá-lo, claro.

Não é nada de extraordinário e David O. Russel não provou ainda ser um realizador de relevo, mas Os Psico-Detectives entretém quanto baste e isso é o mais importante.

Título original: I Heart Huckabees 
Realização: David O. Russel
Argumento: David O. Russel, Jeff Baena

2 comentários:

  1. Gostei muito deste filme. Já o vi há bastante tempo, mal me lembro da história, mas na altura valeu a pena.

    ResponderEliminar