domingo, 10 de julho de 2011

Champion «Promises Kept»


Foi com grande pena que recebi a notícia de que uma das bandas mais interessantes e refrescantes dos últimos anos do movimento hardcore punk tinha encerrado actividades. De facto, quando se pesquisa por bandas de hardcore, costuma-se encontrar com alguma frequência grupos com atitude “tough boy” e um som bastante metálico, afastando-se das bases do saudoso som daquelas grandes bandas do final da década de 80, inícios de 90. Este grupo marcou, de 1999 a 2006, uma era.

Os Champion, de Seattle, foram uma banda que num curtíssimo espaço de tempo criou um impacto na cena youth crew, revitalizando-a e injectando-lhe uma boa dose de positivismo e atitude 100% straight edge, ao longo de dois EPs, um split e um longa-duração. Os temas de Promises Kept seguem as pegadas dos colossos que fundaram e mantiveram a chama acesa do movimento youth crew – Judge, Youth of Today, Bold, Chain of Strength, etc, etc -, escrevendo letras que se debatem com a perseverança (Next Year: “We can always remember the past, but we only get one shot at today / So leave regrets to yesterday”), o positivismo (The Truth: “You've got the answers you need, just look inside yourself”), e o já citado straight edge (Alone in a crowd, but we're still standing strong / With X's up fists and sing alongs, times like these are what we live for / These days are more than we'd ever hoped for”).

As canções dos Champion não se pautam pela elaboração de solos ou demorados break downs, mas sim por power chords simplistas e pujantes, melodia abundante, baixo pulsante a acompanhar uma bateria incansável do primeiro ao último segundo - cada tema, com excepção dos 3:14 minutos de Every Word, dura cerca de um a dois minutos. Todos os temas são enérgicos e rápidos, marcados por “sing alongs” frenéticos e convites ao slam dance. Promises Kept, tal como os outros lançamentos da banda do estado de Washington, denota uma grande paixão e entrega àquilo que escreviam e defendiam, à semelhança de uns Bane, Carry On ou Have Heart, por exemplo.

Este disco, assim como a banda, são profundamente essenciais para os adeptos de hardcore punk rápido old school e melódico com grande sentimento – sentimento esse facilmente corroborado pelo último concerto da banda Different Directions, disponível em CD/DVD. Se me permitirem a audácia, Promises Kept tem uma importância e qualidade tão acima da média que me levam a colocá-lo no mesmo patamar de The One Thing That Still Holds True e Start Today.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário