segunda-feira, 5 de março de 2012

«Fumo»


Baseado num conto que escreveu em 1990 para o New York Times, Smoke é o primeiro filme de Paul Auster, indubitavelmente um dos maiores escritores norte-americanos da actualidade. Tal como em vários dos seus romances, a narrativa deste filme passa-se na cidade de Nova Iorque no início da década de 90 e tem como base uma loja de cigarros e charutos onde todos se encontram.

Auggie (Harvey Keitel), o dono do estabelecimento e uma das personagens principais, é amigo de Paul Benjamin (William Hurt), um romancista tristonho que perdeu a sua esposa na rua em frente à loja e que procura conforto na presença deste seu amigo que vem a descobrir que é pai de uma filha de 18 anos viciada em droga, fruto duma relação passageira com Ruby. Thomas Jefferson Cole (Harold Perrineau, famoso pela sua participação na série Perdidos), um miúdo de 17 anos que nunca conheceu o pai, salva a vida de Paul quando este se distrai e quase é atropelado. Paul retribui-lhe com guarida no seu apartamento, mas Rashid (um dos vários nomes pelos quais Thomas se dá a conhecer) meteu-se em sarilhos com criminosos e parte em busca de emprego e do seu lugar na vida, onde acaba por conhecer Cyrus (Forest Whitaker), um mecânico. Cyrus aceita Thomas como seu funcionário e conta-lhe que perdeu o seu braço num acidente de viação que tirou a vida à sua amada. Com o desenrolar da estória, Cyrus descobre que é o pai de Thomas.

A loja funciona aqui como ponto de encontro entre várias pessoas que todos os dias caminham as ruas de Brooklyn – onde Paul Auster reside - e que se estimam muito entre todas. Paul Auster e Wayne Wang realizam em conjunto um filme muito agradável que incide sobre os laços de amizade entre cinco pessoas distintas, ainda interligadas e dependentes umas das outras. Sem cair no dramático e sentimentalista, cada dia na loja de cigarros é o necessário para o bem-estar e faz parte do quotidiano. Ligado a vários aspectos da obra de Auster e com um conjunto de bons actores, Fumo é um bom filme que recomendo a todos.

Título original: Smoke
Argumento: Paul Auster
Realização: Paul Auster, Wayne Wang

Sem comentários:

Enviar um comentário