quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ricardo João Pedro «O Teu Rosto Será o Último»


Tendo como referência o período da Revolução dos Cravos, este romance desvia-se irremediavelmente na triste vida da família Mendes e do calvário que a ditadura e o golpe militar lhe infligiu. Duarte, a personagem principal, é uma das muitas crianças que nasceram durante a guerra colonial do ultramar.

A obra é-nos contada em sete partes divididas por vários capítulos curtos, aparentemente concisos e interligados, mas autónomos entre si. A narrativa orienta-se em volta dos passos de Duarte Mendes, ainda que por vezes haja capítulos dedicados ao pai e avó, por quem a personagem principal sente especial carinho. Todas estas personagens estão intimamente ligadas ao 25 de Abril: o antes e o após; um depois que se verifica não ter mudado muito na mentalidade e organização da vida portuguesa. Até aqui, tudo parece estar em conformidade para tornar este romance num bom livro.

Vencedor do Prémio LeYa 2011, concurso prestigiadíssimo de Literatura, o jovem autor Ricardo João Pedro promete ao leitor uma obra fascinante com uma estrutura exemplar. A escrita é marcada pelo excesso de palavrões, pelas vírgulas abusivas e por uma frieza e quasi-objectividade que acaba por tornar a leitura aborrecida, previsível, pré-fabricada. Os palavrões funcionam bem tanto num livro como no quotidiano quando bem empregues, tudo na vida tem hora e lugar; no entanto, se a verborreia é feita a torto e a direito e sem pedir licença, certamente que cairá no ridículo. Veja-se o caso exemplar de Irvine Welsh: as personagens de Leith até que violam os bons costumes britânicos com frequência, mas o autor escocês faz questão de lhes emprestar a sujidade linguística nos momentos acertados. Aqui, numa «aldeia com nome de mamífero», não só as personagens mas também o narrador se perdem em discursos desconexos e listagens de impropérios.

As vírgulas e os pontos matam por completo a acção. Ao tentar tornar a sua escrita sóbria e aproximando-se em demasia no choque e tragédia, o autor pausa em excesso o nível da aparente calma, assassinando assim a narrativa. Outro dos aspectos negativos e mal trabalhados é a repetição dos termos: «Embrulhado (…) numa camisola de lã, num casaco de lã, num sobretudo de lã, num cachecol de lã, num par de luvas de lã, num gorro de lã (…).».

A estória, essa, inicialmente prometida a algo grande em torno do 25 de Abril, rapidamente se perde numa novela televisiva portuguesa, enfadonha, repetitiva e tristemente previsível. Duarte entra num consultório e o médico faz-lhe as habituais perguntas sobre os seus hábitos alimentares, se fuma, se bebe e… acaba por também lhe perguntar pela preferência futebolística. A referência ao futebol é tanta que Ricardo João Pedro tenta mesmo igualar a estética do mítico comentador Gabriel Alves: «Até que o Van Basten, do bico da pequena área, a cruzamento de Mühren, remata de primeira, e a bola, numa trajectória improvável – que, como o filho, perspicazmente, observou, não era compatível com a velocidade do remate e das duas uma: ou, por breves momentos, a força gravítica exercida pela Terra aumentara, ou então o fenómeno não podia ser descrito pelas três leis fundamentais de Newton e tinha de ser entendido à luz da mecânica quântica -, passa por cima de Sasayev e entra na baliza.».

«Duarte não se mexeu, nem quando o Índio soltou um breve gemido e dois esguichos de esperma se ergueram no ar. O primeiro caiu sobre a alcatifa. O segundo, sobre o sofá. Algumas gotas caíram, ainda, sobre as folhas que haveriam de ficar para sempre em branco.». Isto acontece numa das vezes que Duarte leva a casa um amigo para lhe tocar Beethoven no piano. A acção tem tragicamente mais peripécias desconexas e estéreis como esta. O autor, licenciado em Engenharia Electrotécnica e um homem da Matemática, dá explicações pertinentes e em tudo indispensáveis. «Por isso, durante os onze dias, fumou, no máximo, oito cigarros. Ou talvez até nem tenha fumado nenhum, depende. No maço, sobraram doze cigarros. Vinte menos doze: oito. O que quer dizer que, naqueles onze dias, houve, pelo menos, três em que não fumou um único cigarro. E tinha-os ali à mão de semear, o que não deixa de ser relevante. Vinte menos doze: oito. As contas eram fáceis de fazer. E foram feitas.». Certo.

Aquando da recente apresentação de Caligrafia dos Sonhos do espanhol Juan Marsé, António Lobo Antunes desabafou que estava nas mãos dos grandes grupos editoriais para quem só o dinheiro e as vendas contam - «Olhem à vossa volta, se houver cinco livros bons na livraria já não é mau. Esta é a verdade». O Teu Rosto Será o Último não é um livro mediano, muito longe disso. É francamente péssimo em todos os aspectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário