domingo, 1 de janeiro de 2012

«Amor, Estúpido e Louco»


Um elenco de luxo de jovens e maduros actores fizeram de Amor, Estúpido e Louco uma das melhores comédias deste ano que findou. Julianne Moore, Steve Carell, Ryan Gosling, Emma Stone, Analeigh Tipton, Jonah Bobo, Marisa Tomei e Kevin Bacon fazem parte de um mundo de personagens que estão todas interligadas umas com as outras, mesmo não o sabendo… inicialmente.

O casal Weaver separa-se fruto do caso de Emily (Moore) com um colega de trabalho (Bacon), a baby-sitter Jessica (Tipton) está apaixonada por Cal (Carell), o filho Robbie (Jonah) está profundamente apaixonado por Jessica, Hannah (Stone) vive numa relação superficial até conhecer Jacob (Gosling), o misterioso engatatão - o mesmo que Cal vai conhecer e ver a sua vida amorosa sofrer uma volta de 360 graus, uma vez que fica sobre “protecção” e “aconselhamento” do jovem charmoso. Novas roupas, nova forma de estar fazem com que o quarentão Cal conheça e leve para a cama nove mulheres (ele que só tinha feito sexo com a sua esposa…), sendo que uma delas é Kate (Tomei), a professora do seu filho. No entanto, e por mais mulheres atraentes e jovens que Cal vai conhecendo, o seu amor pela esposa prevalece e fá-lo-á tentar reatar a relação com a ainda sua esposa, esquecendo a traição desta. Emily, por sua vez, ao ver um Cal “renovado” e com muitas mulheres na sua vida, reacende a velha chama e dispõe-se a conceder uma nova vida ao casamento. Jacob acaba por se apaixonar por Hannah e a vida de “playboy” fica para trás, o problema é que Cal não aprova este namoro porque o mentor transformou precisamente o Sr. Weaver num… Jacob.

Amor, Estúpido e Louco mostra, entre outros aspectos, um Ryan Gosling diferente do habitual e dos papéis brutais e directos que costuma representar (Drive, Stay - Entre a Vida e a Morte). Gosling – um dos actores do momento, realce-se – é o oposto do bon vivant sedutor e superficial que inicialmente representa e tudo muda quando conhece Hannah (mais um bom desempenho de Emma Stone), a rapariga que o quer “montar” (literalmente) e ser mais uma das centenas de raparigas bonitas que cai na cama de Jacob… no entanto, o plano acaba por correr de forma totalmente diferente e o jovem acaba por se abrir e mostrar como ele realmente é por dentro daquelas roupas, casa e carros extravagantes. Não podia deixar de mencionar a lição de amor que o pequeno Jonah dá a todos aqueles que lutam pelas suas almas gémeas, mas que acabam por desistir. Pai, mãe e filho descobrem que vale a pena lutar por quem verdadeiramente se deseja ardentemente.

Não é um super filme, mas é sem sombra de dúvidas um filme de muito boa qualidade e diferente das comédias românticas chatas e previsíveis que podemos ver nos cinemas. Por mais que Steve Carell não consiga ser um actor estupendamente cómico (Virgem aos 40, Get Smart - Olho Vivo), representa aqui algo que o aproxima de The Office e O Amor e a Vida Real


Título original: Crazy, Stupid, Love.
Argumento: Glenn Ficarra, John Requa
Realização: Dan Fogelman

4 comentários:

  1. Muito boa opinião a tua ;)

    Vi também este filme e achei-o uma comédia diferente das tantas que se repetem.

    A reviravolta final nos factos e meandros da teia narrativa foi a surpresa deste filme. Achei simplesmente criativo e muito bem elaborado.

    Abraço e bom ano Simão

    ResponderEliminar
  2. Olá, Miguel

    Também gostei bastante deste filme e o final está mesmo muito bem conseguido.

    Um grande 2012 também para ti :)

    ResponderEliminar
  3. Já vi tive a oportunidade de assistir e confesso que está um filme bem conseguido, concordo com o facto de não ser apenas mais uma comédia romântica chata e previsível pois no fim é que até nos surpreendemos a nós próprios com o desenrolar da acção.
    Gostei do blog, vou seguir :)
    Feliz 2012 com tudo de bom para ti.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelas palavras :)

    Um óptimo ano para ti também

    ResponderEliminar