quinta-feira, 1 de março de 2012

Clarice Lispector «Laços de Família»


É de lamentar que os grandes autores brasileiros sejam desconhecidos em terras de Portugal e que o contrário também suceda no outro lado do oceano Atlântico. É difícil de compreender esta situação, visto que – dizem os governos – somos dois países irmãos e no entanto, encontrar um livro de João Guimarães Rosa numa livraria não é tarefa fácil, entre tantos outros fantásticos autores. Tenho a agradecer à Relógio D’Água por publicar a obra de Clarice Lispector.

Laços de Família é um conjunto de treze contos publicados em 1960, no Brasil, que incidem sobre a vida no geral e a vida pessoal de Lispector no particular, na minha opinião. Lidando sobretudo com temas da vida feminina, mas também com questões familiares (como o próprio título indica), este registo tem em Amor, Mistério em São Cristóvão, O Búfalo, Os Laços de Família e Preciosidade os seus pontos mais altos, mas claro, isso é sempre discutível. Um dos meus favoritos é o referido Os Laços de Família, que retrata o aniversário dos 89 anos de uma senhora e de toda a sua família que se junta não para apagar as velas, mas para discutir sobre interesses económicos, gerando um mal-estar geral e a revolta da aniversariante. O Búfalo, outro texto marcante da obra, trata sobretudo a decepção amorosa e o ódio contra a vida por parte duma jovem que se encontra num jardim zoológico metafórico onde vários animais se encontram enjaulados, simbolizando a solidão; contudo, os animais amam-se e a personagem (feminina – como em quase todos os contos) encontra num búfalo solitário, um animal com o qual a protagonista se identifica.

Como Clarice Lispector referiu variadíssimas vezes, escrever é viver. É através da escrita que o ser humano se relaciona e se imortaliza, como acabou por suceder com os contos e os romances desta autora lusófona. Contos de Clarice Lispector, editado também pela Relógio D’Água, reúne todos os outros contos que a escritora redigiu, funcionando como um óptimo complemento a este título.

2 comentários:

  1. Nunca cheguei a ler nenhuma obra da autora, mas uma amiga minha já ma aconselhou várias vezes. Tenho que me corrigir.

    ResponderEliminar
  2. Já li algumas obras e, particularmente, gosto muito. É uma boa opção.

    ResponderEliminar