sexta-feira, 27 de julho de 2012

«A Rede Social»


O título do filme sugere automaticamente uma obra baseada no Facebook - e até o é - mas a verdade é que os valores de amizade e lealdade são o centro deste filme realizado por David Fincher (7 Pecados Mortais, Clube de Combate, O Estranho Caso de Benjamin Button).

Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) é um dos bilionários mais jovens de sempre, mas a sua vida pessoal fica manchada por incidentes que o levaram a tribunal e acusado por vários crimes - entre eles o de roubo de propriedade intelectual que resultaram, como se sabe, em indemnizações milionárias. Zuckerberg, aluno da prestigiada Universidade de Harvard, foi um indivíduo que passou despercebido até ao dia em que decide criar uma rede social reservada a alunos de Harvard e enfrentou um processo instaurado pela própria instituição de ensino devido a violação de privacidade dos alunos. Esta seria a primeira vez que o dono do Facebook enfrentaria acusações graves.

De facto, Zuckerberg conheceu um grupo de alunos que tinha em mente um projecto de criação de um site muito parecido com aquilo que o Facebook se tornou, uma rede social, ideia que Zuckerberg viria a roubar. Eduardo Saverin (Andrew Garfield), co-fundador da maior rede social da actualidade, era o melhor amigo de Zuckerbeg e foi também quem inicialmente contribuiu com verbas para o lançamento à maior escala deste mega projecto, conhecido inicialmente como The Facebook. Entretanto aparece em cena Sean Parker (Justin Timberlake), famoso já na época por ter criado o Napster - que entretanto faliu -, revelando-se uma pessoa traiçoeira e manipuladora que convenceu Zuckerberg a abdicar dos serviços do melhor amigo e atraiu os maiores investidores californianos para a expansão do Facebook.

Sem dúvida que ter a fortuna e a fama será extremamente atractivo, no entanto, pisar o círculo de amigos mais próximos para alcançar esse feito será igualmente pouco ético. A Rede Social relega para segundo plano a fortuna que a empresa mais poderosa da actualidade granjeou aos seus criadores, focando-se antes nos valores humanos dos mesmos. Enquanto filme, é banal em quase todos os aspectos, excepção feita à interpretação de Jesse Eisenberg.

Título original: The Social Network
Argumento: Aaron Sorkin, Ben Mezrich
Realização: David Fincher

Sem comentários:

Enviar um comentário