segunda-feira, 9 de julho de 2012

«Terminal de Aeroporto»


Maioritariamente envolvido em projectos com receitas milionárias e em filmes que marcam gerações, Terminal de Aeoporto é uma comédia amorosa e dramática surpreendente e agradável. Para Tom Hanks a sensação das comédias e dramas não é de todo desconhecida se recordarmos Forrest Gump e Sintonia de Amor.

Hanks interpreta o papel de Viktor Navorski, um cidadão da Cracósia (uma nação fictícia localizada algures no leste da Europa) que aterra em Nova Iorque no aeroporto JFK e se vê metido numa questão política invulgar: visto que Cracósia se encontrava num golpe militar, os Estados Unidos da América não a reconhecem como país e Viktor não pode sair do aeroporto, caso contrário será detido… e também não pode ser deportado, visto que não cometeu nenhuma ilegalidade. Baseado na história de Merhan Karimi Nasseri, um cidadão iraniano refugiado que viveu no aeroporto de Paris Charles de Gaulle de 1988 a 2006.

Sem perceber muito de inglês e capaz apenas de articular “bom dia” e “boa noite”, Viktor estabelece amizades instantaneamente graças à sua humildade e bom humor enquanto tenta escapar ao chefe de segurança Frank Dixon (Stanley Tucci) com a ajuda dos seus novos amigos que trabalham no aeroporto. É neste local onde se cruzam diariamente milhares provenientes de variadíssimos destinos que Viktor conhece Amelia (Catherine Zeta-Jones), uma hospedeira de bordo com uma vida amorosa instável que se deixa cativar pela amizade de Viktor.

Divertido e com uma boa dose de ternura, o filme centra-se primariamente na luta de Viktor contra as autoridades e as técnicas que este usa para viver no aeroporto e, numa segunda fase, no romance com Amelia. Não obstante a recepção da crítica com algumas notas medianas, Terminal de Aeoporto enriquece os currículos de Spielberg e de Tom Hanks e entretém-no com muito prazer.

Título original: The Terminal
Argumento: Sacha Gervasi, Jeff Nathanson
Realização: Steven Spielberg 

Sem comentários:

Enviar um comentário