terça-feira, 3 de julho de 2012

Panos Karnezis «A Festa de Anos»


Inspirado na vida de um dos homens mais ricos da história do século passado, o excêntrico magnata grego Aristotelis Onasis, Panos Karnezis escreve sobre a influência do dinheiro e os seus efeitos nas relações familiares.

A Festa de Anos, escrito originalmente em 2007 e editado pela Editorial Bizâncio, apresenta-se como um romance que narra toda a história da família humilde de Marco Timoleon, um homem que começou a ficar famoso entre a alta sociedade de Argentina do início do séc. XX e que se afirmou como um membro influente da sociedade norte-americana quando se mudou para Nova Iorque. Dono das maiores frotas de navios e com dinheiro investido na exploração petrolífera, a vida de Marco Timoleon a nível financeiro é obviamente poderosíssima, exceptuando o lado familiar. Pelo vigésimo quinto aniversário de Sofia, sua filha, o magnata decide dar-lhe uma festa de anos numa ilha privada do mediterrâneo, com a presença da sua esposa (a segunda), sabendo de antemão que Sofia estava grávida do seu biógrafo. Com o objectivo de evitar que o seu neto nasça, Timoleon vai tentar convencer a filha a fazer um aborto.

Timoleon é-nos descrito como um homem de grandes festas, frequentador assíduo de clubes nocturnos, uma pessoa que compra tudo e todos com a sua fortuna, ainda que impotente em relação à forma como os filhos e amigos próximos o encaram. É também um homem muito supersticioso. A narrativa desenvolve-se em avanços e recuos entre o passado e o presente, alternando parágrafos entre 1975 e o final do séc. XIX da família Timoleon, com ênfase especial sobre o pai Victor e a infância e adolescência de Marco em Esmirna, Turquia. A escrita é maioritariamente sóbria e directa, ao estilo de Francis Scott Fitzgerald – de facto, por vezes lembra O Grande Gatsby -, ainda que por vezes apresente alguns sintomas de situações memoráveis ou grandes dinamismos.

Longe de ser um livro fantástico e com poucos episódios empolgantes, A Festa de Anos é um livro que vai bem com o Verão, calmo e simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário