domingo, 23 de setembro de 2012

«Cyrus»



Nem todas as separações correm tão bem como a de John (John C. Reilly) e Jamie (Catherine Keener), pois ficam ambos grandes amigos, embora John ainda sinta algo por Jamie, que vai casar novamente. Passaram-se sete anos desde que John passou a viver sozinho, deprimido, enfiado em casa à espera que as coisas boas lhe caiam do céu, até que Jamie o arrasta para uma festa e o ex-marido conhece Molly (Marisa Tomei).

Quando as pessoas conhecem e se envolvem com alguém ficam plenamente extasiadas, como acontece com John: arruma a casa, faz exercício para esconder a barriga de cerveja, come comida saudável e, mais que tudo isto junto, sorri, ganha vida. Bem, e Cyrus? Cyrus (Jonah Hill) é o filho de Molly, um jovem de 21 anos que nunca conseguiu ultrapassar a separação dos pais, um filho muito apegado à mãe e que não deixa que nenhum homem se envolva com Molly. A missão de John passa por convencer o filho em relação às suas intenções do seu novo amor, mas isso não é pêra doce; Cyrus mente, manipula e faz de tudo para ter a sua mãe só para si mesmo, mesmo que isso implique sacrificar a felicidade da progenitora.

Cyrus é, em traços gerais, um drama moderno com uma ou outra gargalhada, onde nada de excitante acontece, as personagens adoptam uma postura moderadamente séria (é mais um daqueles filmes que tem “Sundance” na capa), onde nada aparentemente corre bem. Nada de extraordinário, portanto, o que não significa necessariamente que esta película não seja agradável - aliás, é um dos filmes mais interessantes que vi nos últimos tempos. A prestação de John C. Reilly é espectacular em vários aspectos, assim como a sua personagem: John confronta Cyrus com alguma agressividade quando este lhe tenta fazer a vida difícil. John é um “anti-bombeiro”: combate fogo com fogo. No sentido oposto, a prestação de Marisa Tomei é discreta. Não apresenta neste filme a intensidade de O Wrestler, por exemplo, ficando por vezes relegada para segundo plano em detrimento da difícil relação John/Cyrus, o que é pena: Tomei é uma boa actriz.

Cyrus tem tudo para agradar aos mais solitários e desligados dos grandes blockbusters cinematográficos, ávidos de cultura alternativa, ainda que seja “made in USA”. Não inova, mas também não estagna o género em que se insere.

Realização: Mark Duplass, Jay Duplass
Argumento: Mark Duplass, Jay Duplass

Sem comentários:

Enviar um comentário