sábado, 6 de outubro de 2012

«Half Nelson – Encurralados»



Ou muito me engano, ou o filme da vida de Ryan Gosling será o noir Drive do ano passado, mas o canadiano tem outros bons papéis no seu curto currículo: Blue Valentine - Só Tu e Eu, Amor Estúpido e Louco, Stay – Entre a Vida e a Morte e este Half Nelson – Encurralados

Ryan Fleck (É uma Espécie de… Comédia, Sugar) é o realizador responsável por este drama que retrata a vida de um professor de História e treinador de basquetebol de uma escola nos subúrbios de Boston, cuja esmagadora maioria dos alunos é de etnia negra e hispânica. Fleck encontrou em Gosling um canal para explorar a vida do Prof. Dan Dunne, um jovem que consegue cativar alunos totalmente desinteressados na matéria de História e cria junto destes laços que vão para além da mera relação professor/aluno. Drey (Shareeka Epps) é uma aluna de 13 anos que vive no seio de uma família com alguns problemas sociais e económicos, mas revela-se a melhor amiga do Prof. Dunne, fruto de uma amizade e simpatia invulgares. 

É Drey quem vai ajudar o Prof. Dunne a tentar-se livrar daquilo que lhe vai destruindo a vida particular e que, a pouco e pouco, lhe começa a causar problemas dentro da própria escola: a droga. A personagem de Gosling é um ser extremamente solitário viciado em cocaína e erva, que encontra no ensino das aulas uma forma de combater o desespero e solidão da sua vida. Drey apercebe-se do vício profundo do seu professor quando o encontra na casa de banho das senhoras num estado lastimável; a partir daqui, a relação entre ambos fortalece-se. A gratidão de Dunne em relação a Grey existe e o professor passa a encará-la quase como uma filha, fazendo de tudo para a livrar da vida de vendedora de droga e da cadeia, pois naquele bairro de Boston a vida de criminoso parece ser a única alternativa de vida aos indivíduos de etnias minoritárias.

No global, Half Nelson – Encurralados é um filme muito bom onde as personagens convencem o espectador do papel que desempenham e do meio em que estas se inserem. A tensão, a tensão e o sentimento de miséria estão presentes em boas quantidades neste drama. 

Realização: Ryan Fleck
Argumento:Ryan Fleck, Anna Boden

Sem comentários:

Enviar um comentário