quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nirvana «In Utero: 20th Anniversary Super Deluxe Edition»



As palavras «Teenage angst has paid off well/Now I’m bored and old» definem bem o estado de alma do banda oriunda de Seattle: Nevermind já era, faz favor. «O seu único defeito é ser pefeito», diz Dave Grohl em várias entrevistas sobre o segundo disco da banda, aquele que viria a inundar as rádios com Smells Like Teen Spirit, In Bloom e outros grandes êxitos.

Esta tentativa de limpar a imagem – um disco com uma produção menos pop, com um som mais cru – só seria alcançada com o talento e ajuda de Steve Albini, que tinha produzido já bandas como The Jesus Lizard, Superchunk, Tar ou Helmet e que actualmente é o senhor que grava os discos dos Neurosis. Os Nirvana fecham-se durante duas semanas no Pachyderm Studios, desagradam a editora com temas diferentes do sucesso comercial do disco anterior  - Scott Litt deu alguns retoques à produção final; os temas Heart-Shaped Box, Pennyroyal Tea e All Apologies  acabaram remisturados, o que causou algum mal estar entre Albini e a banda – e gravam o seu melhor disco: um dos melhores de sempre e aquele que verdadeiramente capta a identidade do grupo: pop – algum, sim -, rock, punk e hardcore old school.

O resto da história de In Utero é conhecido: 15 milhões de discos vendidos, temas pesados, mais agressivos, mais crus, gravados em pouquíssimos takes e um legado que fica para a posterioridade. O álbum todo é assustadoramente quase perfeito, no entanto vou destacar aqueles que, na minha opinião, são o coração do disco: a esquizofrenia de Tourette’s, a melancolia de Dumb, a melodia de All Apologies, a distorção de Scentless Apprentice, o sarcasmo arrebatador de Serve the Servants e, por último, a hipnótica Pennyroyal Tea

20 anos depois, esta Super Delux Edition traz consigo uma dose enorme de saudosismo e acrescenta uma remistura global, pré-demos, lados-B, um disco e um DVD de uma actuação ao vivo em Seattle, excluindo – lamentavelmente – o vinil e temas verdadeiramente desconhecidos dos fãs. Uma boa edição, sem dúvida, vendida a um valor – 100 euros - que deveria incluir no mínimo um ou dois vinis.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário