sábado, 12 de março de 2011

At the Gates «Purgatory Unleashed - Live at Wacken»


Os At the Gates foram, a par dos Entombed, a banda de death metal sueca mais popular da primeira metade da década de 90. A formação liderada por Tomas Lindberg, estreou-se em 1992 com The Red in the Sky is Ours (o meu álbum favorito), de onde saíram os clássicos Windows, The Red in the Sky Is Ours / The Season to Come e o single/vídeo Kingdom Gone, terminando em 1995 com aquele que é visto com um dos supra-sumo do death metal melódico, Slaughter of the Soul.

Em quatro anos de existência – a demo Gardens of Grief saiu em 1991 -, o quinteto de Gotemburgo deixou um legado só ao alcance de pouquíssimas bandas e o culto daqueles que viram e viveram a ascensão da banda vai sendo transmitido aos mais novos. Os At the Gates não só são ainda hoje uma das bandas mais influentes do death metal melódico, como também deixam marcas nas bandas de deathcore e metalcore, tais como Killswitch Engage, Darkest Hour ou The Black Dahlia Murder. Também costumam ser plagiados com frequência, o que não é nada anormal nas grandes bandas.

Em 2008 foram àquele que é visto como a Meca dos festivais de metal, o Wacken Open Air (situado na pequena vila de Wacken, no norte da Alemanha), gravar este disco ao vivo. Purgatory Unleashed - Live at Wacken (também disponível em DVD) contém dezoito faixas espalhadas por, sensivelmente, uma hora e quinze minutos. Julgando pelo vídeo e pelo áudio, os suecos deram uma dos concertos mais intensos da sua carreira, numa reunião de grande nível por músicos que integraram formações de Disfear, The Crown, Skitsystem e que se vão mantendo activos em The Haunted e Brujeria. A banda fez questão de tocar temas de todos os lançamentos, incluindo a primeira demo (All Life Ends foi mesmo tocada). Nem sempre se verifica em registos ao vivo, mas o som deste está num patamar bem elevado: a bateria não está muito alta e o baixo, as guitarras e a voz de Tomas Lindberg são claramente audíveis.

Os fás do legado de uma das bandas pioneiras do death metal melódico da Suécia (também apelidado de “Gothenborg” metal) têm aqui mais um motivo para manterem a chama à volta da banda bem acesa. Kingdom Gone, Blinded by Fear, Terminal Spirit Desease, Nausea e Raped by the Light of Christ são alguns dos motives pelos quais não só vale a pena possuir Purgatory Unleashed - Live at Wacken, como também constituem um forte incentivo para a aquisição do espectáculo em DVD, The Flames of the End. Imprescindível. 

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário